II LAWCN 2019

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aluna da Bioengenharia da UFSJ recebe prêmio em Pernambuco

Nesta última quinta-feira, dia 4 de outubro, a mestranda Jasiara Carla de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Bioengenharia (PPBE), vinculado aos docentes do Departamento de Engenharia de Biossistemas (DEPEB), ganhou o prêmio Cândido Pinto de Melo, concedido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, que ocorreu de 1° à 5 de outubro, em Porto de Galinhas, PE. O prêmio é entregue aos autores dos três melhores artigos científicos publicados nos anais do congresso.

O artigo da aluna da UFSJ intitulado "Influência dos parâmetros da estimulação elétrica na supressão de crises por pentilenotetrazol" foi considerado o segundo melhor artigo científico dentre quase 750 trabalhos. Orientado pelo professor Vinícius Rosa Cota (DEPEB), o trabalho aborda os resultados do mestrado da aluna, que investigou, em ratos submetidos ao modelo de crises por pentilenotetrazol, qual combinação de parâmetros da morfologia da estimulação elétrica dessincronizante (não-periódica) maximizam a eficiência deste tratamento das Epilepsias, analisando como estes parâmetros agem na sincronização neural (do nível celular ao sistêmico). Todas as etapas do trabalho, desde sua concepção, os experimentos, a análise dos dados e até a redação do artigo, foram desenvolvidos inteiramente nas instalações do Laboratório de Neurociência Experimental e Computacional (LANEC) do DEPEB / UFSJ, no âmbito do PPBE, com auxílio financeiro da CAPES, FAPEMIG e CNPq.

Além da Jasiara, outros cinco alunos do LANEC, todos pós-graduandos do programa na área de Bioengenharia de Sistemas Neuronais, ficaram classificados entre os 30 finalistas para concorrer ao prêmio.

Jasiara comenta que além do certificado e do prêmio em dinheiro, o mais importante para ela e seus colegas “é trazer de Porto de Galinhas a satisfação de colocar o nome da UFSJ onde é seu lugar: no topo da lista da excelência científica brasileira”.


Da esquerda para direita: Prof. Eduardo Tavares Costa (presidente da SBEB), Prof. Dr. Renato E. de Araújo (organização do XXIII CBEB), Jasiara Carla de Oliveira (mestranda do PPBE/UFSJ), Prof. Dr. Sérgio Santos Muhlen (presidente do concurso Cândido Pinto de Melo).

========================

Notícia originalmente publicada pela Assessoria de Comunição da UFSJ no portal da universidade, em 11/10/2012: http://www.ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=3447

Nenhum comentário: