II LAWCN 2019

quarta-feira, 25 de março de 2009

Plantando consciência


Caríssimos,

Vez outra nos deparamos com alguma idéia brilhante que tem o potencial de influenciar positivamente as mentes do Internautas.

Considero o website Plantando Consciência um exemplo altamente ilustrativo desse tipo de iniciativa. Basicamente, ele trata de trazer idéias, a partir de material já divulgado por outros autores, vários deles de renome mundial, que se contrapõem ao conceito vigente a altamente difundido do capitalismo/consumismo absolutista. Não se trata de pregação comunista, abstrato, hermético e de pouca aplicação prática ou qualquer coisa do tipo. É simplesmente uma nova forma de pensamento moderno acerca do mundo e de nós mesmos. É simplesmente um espaço aberto para quem não se satisfaz mais com febre ideológica que circula pelos meios de comunicação de massa, TV e Internet, que carrega enorme potencial de inviabilizar o nosso planeta e a nossa sociedade.

Sugiro fortemente, pelo bem da diversidade intelectual e do livre discurso, que vocês visitem o website: http://www.plantandoconsciencia.org/ .

Abaixo, a introdução e convite de um dos fundadores da idéia, o amigo Eduardo Schenberg:


Olá,

Gostaria de convidá-los(as) para conhecer o http://www.plantandoconsciencia.org/. O site traz a tona questões importantes e atuais, que dizem respeito à sociedade de maneira geral. Compilamos uma série de vídeos e documentários, do Brasil, EUA, Canadá, Suécia, Itália entre outros, dos 80 até 2008. Tratam de temas como ambiente, guerra e terrorismo, corporativismo, consumismo e economia, religião, espiritualidade, xamanismo, etc etc.

Não pregamos esta ou aquela visão de mundo. Nossa proposta é de que o material seja mais facilmente acessível, porque já fizemos as cansativas buscas na internet sobre cada filme, e a maioria conseguimos legendados em portugês. Tudo disponivel no próprio site. Não tem que baixar, não tem que entrar em outros sites. Basta clicar e assistir aquilo que mais lhe chamar a atenção.

Se gostarem, por favor repassem. Se não, façam suas críticas! estamos trabalhando pra gerar um fórum online.

Divirtam-se e reflitam
abs


======================


Disse tudo!


Visitem! Plantem consciência!


Forte abraço!

Vinícius

quinta-feira, 5 de março de 2009

As razões do combate à religião

Caros amigos,

Quase sempre quando eu defendo o ateísmo com unhas e dentes e critico a religião duramente, os crentes (aqueles que acreditam) me indagam qual é o problema de se acreditar em deus e se seguir uma religião, ainda que deus não exista e/ou que a religião seja um produto dos homens? Ou seja, por que se importar em combater a religião? Bom, existem várias razões pelas quais eu tenho para mim que religião é altamente prejudicial à humanidade. Várias delas já foram brilhantemente colocadas por filósofos do ateísmo como o genial Richard Dawkins em seu espetacular livro: Deus, um Delírio. Mas hoje surgiu uma notícia que tem o potencial de se tornar um exemplo didático nos manuais do ateísmo.

Trata-se do caso da menina de nove anos sistematicamente estuprada pelo seu padrasto em Recife e que dele engravidou após um de seus ataques. A menina carregava gêmeos e, por conta da idade, não teria quaisquer estruturas física ou psíquica para dar cabo dessa gestação. Família e médicos, natural e obviamente, optaram por realizar o aborto, salvaguardando, assim, a integridade da criança. Pois bem, o medieval (tal como alcunhado com grande propriedade pelo Arnaldo Jabor em sua coluna diária (05/03/09) na rádio CBN - veja abaixo) arcebispo de Recife e Olinda, o Sr. José Cardoso Sobrinho, resolveu excomungar, ou seja, expulsar da igreja, todos envolvidos nesse aborto mais do que justificado.

<<Removi o áudio do Jabor, pois o player começa a tocar sem a solicitação do usuário, atrapalhando a visualização de outras postagens, sobretudo aquelas com multimídia. >>

A violência da atitude do padre para com a menina é da mesma magnitude daquela do padrastro pedófilo, sobretudo se considerado que ela está sendo criada em um ambiente religioso. Se não, como poderá essa criança ter tranquilidade ao saber que seus familiares mais próximos e amáveis foram condenados ao inferno por tentarem protegê-la na sua integridade física e psíquica? Como ela deve entender que o ato de amor realizado pelos parentes e médicos gerou um destino tão cruel a estes entes mais amados, pois que, expulsos da igreja, eles não podem pedir perdão, pagar seus pecado e, portanto, serem salvos? Como poderá ela se redimir da culpa oriunda do fato de que, de uma maneira ou outra, ela é responsável pelo futuro flamejante nas mãos do Diabo em pessoal, de sua mãe, tios, tias, avós e sei lá mais quem além dos doutores?

Alguns poderiam dizer, mas isso não é a igreja, é a atitude do tal do padre. Mas isso é falso, pois que ele tomou essa decisão com base no dogmatismo e diretrizes de sua religião, a religião católica. Mais ainda, foi chancelado por seus pares que, em momento algum (pelo menos até agora) se opuseram ao ato da excomunhão ou mesmo, sequer se manifestaram contrários.

A minha esperança é que talvez esse fato faça a família repensar sua devoção, no caso dela existir, a essa igreja inquisidora e cruel, que mutila mentes e almas nas mais tenras idades. E a essa família eu só posso dizer, reafirmando e complementando o comentário do genial Jabor: fiquem em paz! Tenham a certeza absoluta de que o aborto foi um ato de amor sublime de vocês para com essa criança. Mais sublime ainda se vocês forem católicos praticantes ou evangélicos ou o que seja, por crerem que tal atitude pode lhes reservar uma recompensa nefasta e inevitável no pós-morte. Parabéns pela atitude inteligente e abnegada!

É por isso e muito mais que hoje eu repudio quaisquer religiões. Na verdade, eu sou um crítico até de religiões bem menos radicais, como o espiritismo. Pelo que vivenciei no meu tempo de religioso, todo esse evento seria tratado de uma forma bem mais branda e, devo dizer, inteligente. É difícil, se não altamente arriscado, saber o que os outros pensariam. Mas quero crer que todos os meus colegas daquela época espírita (ou a grande maioria) concordariam e apoiariam o aborto. Entretanto, ainda com a brandura do entendimento humanista superior do espiritimos, as ressalvas inevitavelmente surgiriam (e devem ter surgido nos grupos de discussão). Coisas como, apesar disso, se se tratasse de um espírito iluminado, a criança levaria a gestação até o final, confiando que deus compensaria a limitação física e/ou psíquica. Ou ainda, a criança tinha que passar por isso, por conta do seu carma de uma vida pregressa, envolvendo crianças, sexo e assassinato duma ou de outra maneira. Tenho certeza que mais cedo ou mais tarde vai aparecer uma psicografia (elas sempre aparecem a posteriori) dizendo as razões pelas quais todo esse imbróglio aconteceu à menina. Lá estarão coisas como, em outra vida ela abortou por vontade própria, ou ela, na carne masculina havia estuprado jovens, ela era enfermeira em clínica de aborto, ou qualquer outra coisa com o mesmo poder de dano à psiquê da criança.

Tudo fica muito mais fácil quando você diz apenas: infelizmente, você tem um padrasto criminoso e cruel. Isso acontece com regularidade maior do que gostaríamos. Mas é importante lembrar que a culpa é dele e não sua. Você foi uma vítima por conta da mera coincidência probabilística de sua mãe ter se encontrado e casado com esse sujeito sem escrúpulos. Mais ainda, sua mãe certamente fez isso inocentemente, sem saber da real virulência da mente desse indivíduo, pois que ela te ama imensamente. O aborto das tuas crianças é prova disso.

E ponto final. Recupera-se muito mais fácil e naturalmente.

Para ilustrar e mostrar o que eu penso hoje do espiritismo, veio bem a calhar o e-mail de um antigo conhecido meu que, recentemente, achou-me na Internet e entrou em contato comigo. Ele é um inteligente advogado o que o faz um espírita diferente. Peço licença a ele, para reproduzir alguns trechos de suas mensagens aqui. Após eu ter dado a notícia que não era mais espírita e sim um ateu convicto, ele me escreve assim:

"Entendo perfeitamente sua posição Ateísta, que é o mais lógico na posição de cientista, principalmente na sua área. Concordo com você, as Igrejas paralisam os Homens, pois são feitas por eles mesmos, egoístas e preguiçosos, e acomodados com o Poder, usando Cristo e as escrituras de acordo com seus interesses. E o Poder cega e vicia. Uma grave doença metal que leva massas a um controle, não passível de questionamento, pelo medo, irracional é claro. Tanto que nunca me liguei com Igreja nenhuma. Sempre fui muito questionador."

Comentário apropriado com precisão cirúrgica. Ele segue:

"Mas hoje, como espírita, lendo Kardec, compreendo de maneira lógica os questionamentos filosóficos que sempre tive sobre a vida."

Quando eu li o Pentateuco espírita pela primeira vez, também fui tomado por um fascínio e deslumbramento que me preencheram os vazios deixados pelas indagações não respondidas na superficialidade das outras religiões. Hoje como cientista, vejo que todas aquelas questões são bem melhor respondidas à luz da ciência profunda, não só pelas respostas às quais já chegou, bem como pelo seu método de indagação cética e crítica, buscando a resposta pela evidência factual e concreta. Ele prossegue assim:

"Não me ligo a fenômenos, sempre apreciei o ensino moral do Cristo, que me ensinou a Caridade, em seu sentido amplo, o amor em ação, apenas isso."

A esse comentário, adiciono a de outro amigo espírita, muito querido meu, que, tenho certeza que na melhor das intenções, tentou me trazer de volta ao espiritismo e à religião em um bate papo intenso, mas com respeito e carinho. Ao final, ele me mandou a seguinte mensagem:

"Fico feliz com as suas reflexões, para que cada vez mais o humanismo seja a sua maior meta! Buscarei, da minha parte, também buscá-la acima de tudo, porque fora da caridade não há salvação. Isso sempre será um elo que nos unirá! Procurarei, cada vez mais, ter um discurso equilibrado no centro, enaltecendo acima de todas as opiniões o Amor, como fonte de todas as alegrias. Se estamos certos ou não com nosso entendimento da vida, só saberemos no futuro, mas já poderemos estar certos nas nossas atitudes para com todos que nos cercam, naquilo que o humanismo tem de mais belo! É isso que todos nós precisamos, quaisquer que sejam as nossas crenças. Onde o Amor estiver, haverá felicidade! "

Essa mensagem me traz a tranqüilidade de que, se todas as religiões no planeta fossem como o espiritismo, o mundo seria bem melhor. Apesar de achar que seria ainda melhor sem religião alguma, tanto o advogado como o meu amigo espírita foram iluminadamente precisos aqui: o que importa é o amor, a solidariedade e a conduta moral e correta acima de tudo. Ou seja, carece o planeta de praticar o humanismo na sua mais ampla e profunda definição.

A minha diferença para o amigo espírita que vem a ser a minha mensagem ao amigo advogado, é que a religião, inclusive a espírita, tem o papel de ruído na divulgação e prática do humanismo. Humanismo independe de religião, é muito melhor justificada na ciência, e é mais completo e profundamente realizado quando está desligado da idéia de divindade e espiritualismo.

O que me faz lembrar de uma das oitenta frases do ateu:

"Two hands working can do more than a thousand clasped in prayer"

E aproveito para veicular um vídeo que acho que fará um bem ao amigo advogado:



Ou a sua versão legendada:



Enfim, teístas e ateístas, trabalhemos juntos pelo bem do ser humano e de sua extensão: o planeta em que habita.

Forte abraço a todos!
Vinícius



quarta-feira, 4 de março de 2009

Sobre o movimento

Caros,

Aqui vai o post do dia 01 de março de 2009 do próprio Fernando Gabeira em seu blog (http://gabeira.com.br/blog), comentando as razões da fundação e os objetivos do movimento pela transparência. Considero-os muito lúcidos!

Teses para um recomeço
Autor: Fernando Gabeira

O domínio do Congresso brasileiro pelo PMDB e seus aliados significa uma possibilidade de afastamento maior entre a instituição e a opinião pública. Como resultado, a democracia estará sempre em perigo e as eleições parlamentares devem se tornar irrelevantes;

É necessário organizar a resistência contra a corrupção, entendendo-a, grosso modo, como duas modalidades: a corrupção que já se consumou e a que deve se consumar no futuro. Minha proposta é a de concentrar na segunda, a corrupção que pode acontecer, através da luta intensa pela transparência;

Isto não significa indiferença em relação à corrupção já consumada e à apuração rigorosa dos escândalos, utilizando, quando necessário, o instrumento da Comissão Parlamentar de Inquérito;

Tanto uma como outra atividade demandam agenda. O primeiro ponto da agenda, no campo da transparência, é exigir a votação em segundo turno do voto aberto, algo que já nos deu uma vitória no passado. Os líderes precisam aceitar a colocação do tema na agenda, ainda que nos derrotem em plenário. A proibição de levar o tema à votação aberta é autoritária;

Outros importantes tópicos ligados à transparência e luta contra a corrupção devem ser encaminhados, destacando-se a crítica ao foro privilegiado que não só encobre crimes de políticos como atrai, pela sua comodidade, criminosos para a política;

Embora claramente minoritários no Colégio de Líderes e no Conselho de Ética, precisamos marcar nossa presença cada vez que um tema de nosso interesse é discutido para fortalecer os líderes que concordam conosco e os membros do Conselho que tentam fazer justiça.

Nossos instrumentos de luta devem incluir também a participação da imprensa e, em casos especiais, a da própria justiça, como no episódio do aumento salarial indevido que conseguimos sustar com um mandado de segurança;

A Frente será pequena no princípio mas a experiência histórica mostra que nossa força se amplifica na medida em que se aproximam as lutas eleitorais. Mesmo os deputados que dependem de estruturas administrativas, sindicais ou partidárias, não querem confronto aberto com a opinião pública no período eleitoral. Daí, a necessidade de planejar o trabalho para que vá num crescendo e alcance seu nível máximo em 2010.

Essas são as primeiras contribuições para o trabalho que, tenho certeza, vai ser desenvolvido. Os pontos onde devemos concentrar nossa vigilância serão mencionados diretamente para que não haja escaramuças do adversário. A tática deles têm sido esperar o auge da indignação popular, conceder alguma coisa, esperar o refluxo e anular as concessões. Daí a necessidade de pensarmos numa pressão continuada, o que é muito difícil pois depende também de fatores que não controlamos.

Mais uma vez repito: o fato de sermos poucos deputados e senadores não invalida nosso trabalho. Mesmo se fossemos apenas três, a resistência seria legítima e necessária.

Movimento pela Transparência, seja bem-vindo

Salve nautas!

Copio aqui, uma entrada no blog do deputado Fernando Gabeira, que, por sua vez, a copiou do Blog do Josias. Isso tem que ser replicado!

Movimento Pela Transparência reúne 29 parlamentares de sete partidos e ganha sigla e site

Em seu encontro inaugural, a frente parlamentar anticorrupção reuniu na noite passada 29 congressistas de sete diferentes partidos.

Leia um resumo do que foi discutido e decidido no encontro, ocorrido no apartamento do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP):

1. O nome provisório da frente é MPT (Movimento pela Transparência). Fará reuniões semanais, sempre às terças-feiras;

2. Para evitar que o grupo fosse ao noticiário com uma cara "moralista", decidiu-se retirar da certidão de nascimento o vocábulo "corrupção";

3. Optou-se por associar o movimento, sobretudo, à luta pela "transparência" na administração pública;

4. A cobrança não ficará restrita ao Legislativo. Decidiu-se estender a briga por mais transparência também ao Executivo (União, Estados e municípios) e ao Judiciário;

5. O grupo terá um núcleo de coordenação. Provisório, num primeiro momento. Definitivo, numa segunda fase. Não houve, por ora, definição de nomes;

6. A frente vai dispor também de um sítio na internet. Uma forma de difundir suas propostas e, simultaneamente, recolher sugestões da sociedade;

7. Pretende-se que o movimento ultrapasse os limites do prédio do Congresso. Vai-se programar um ciclo de viagens pelo país;

8. Planeja-se, por exemplo, realizar debates em universidades. De novo, tenta-se envolver a sociedade, instando-a a participar da pressão por mudanças;

9. Para dar contornos institucionais ao movimento, representantes da frente farão visitas aos presidentes da Câmara, do Senado e do STF;

10. Já nesta quarta (4), o grupo inicia na Câmara, uma perssão para levar a voto a emenda que institui o voto aberto no Congresso.

Aprovada em primeiro turno, a emenda foi à gaveta. Primeiro, vai-se espremer os líderes partidários. Depois, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP);

11. Ainda na linha da transparência, pretende-se pressionar para que a exposição dos gastos com a verba indenizatória dos parlamentares seja irrestrita;

12. Além da Câmara, que promete levar os comprovantes de gstos à web em abril, vai-se pressionar também o Senado;

13. Ouviu-se na reunião um coro em favor da reforma política. Coisa ampla, não "fatiada", como propôs o governo;

14. Nessa matéria, o ponto de consenso no grupo é a necessidade de instituir no país o financiamento público de campanha;

Estiveram na reunião representantes do PSDB (10), PMDB (6), PPS (4), DEM (3), PSB (3), PSC (2) e PV (1).

O quorum poderia ter sido mais elástico -33 em vez de 29-se tivessem dado as caras os três deputados e o senador do PSOL. Porém...

Porém a legenda presidida por Heloisa Helena, que acenara com a hipótese de comparecer, optou pela ausência na última hora.

A tropa do PSOL alegou que não poderia comparecer a um encontro apinhado de tucanos depois que o PSDB decidiu acionar judicialmente Luciana Genro (RS).

Uma retaliação às denúncias de caixa dois que o PSOL gaúcho fez contra a governadora tucana Yeda Crusius.

Denúncias que, nesta terça (3), motivaram a abertura de uma investigação da PF.

Presente à reunião, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse que tentará atrair para o movimento algo como seis senadores.

Entre eles Tasso Jereissati (PSDB-CE), Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS) e Demóstenes Tores (DEM-TO).

Eis a lista dos parlamentares que bateram o ponto na primeira reunião do MPT -Do PSDB: Bruno Araújo (PE), Gustavo Fruet (PR), João Almeida (BA), Otávio Leite (RJ), Roberto Rocha (MA), Mendes Thame (SP), Vanderlei Macris (SP), Paulo Renato (SP), Emanuel Fernandes (SP) e Carlos Sampaio (SP); Do PMDB: o senador Jarbas Vasconcelos (PE) e os deputados Raul Henry (PE), Ibsen Pinheiro (RS), Marcelo Almeida (PR), Rita Camata (ES), Marcelo Itagiba (RJ); Do PPS: os deputados Arnaldo Jardim (SP), Fernando Coruja (SC), Raul Jungmann (PE) e Dimas Ranalho (SP); Do PSB: o senador Renato Casagrande (ES) e os deputados Rodrigo Rollemberg (DF) e Júlio Delgado (MG); Do DEM: Ronaldo Caiado (GO), Roberto Magalhães (PE) e Índio da Costa (RJ); Do PSC: Régis de Oliveira (SP) e Ratinho Jr. (PR); Do PV: o deputado Fernando Gabeira (RJ).

Blog do Josias
Autor Josias de Souza